Ucrânia



O Natal na Ucrânia, sendo a maior parte da população cristã ortodoxa, é celebrado a 7 de Janeiro por causa da diferença do calendário Juliano – 13 dias depois dos outros cristãos. No Leste, o Natal é precedido de 40 dias de jejum, que começam a 15 de Novembro. Este é um tempo de reflexão e contenção pessoal.
A Celebração Ortodoxa de Natal tem início na Véspera de Natal (6 de Janeiro) e termina com a Festa da Epifania. Normalmente, na Véspera de Natal, os cristãos ortodoxos ucranianos jejuam até tarde, ao anoitecer, até que a primeira estrela apareça. Quando a estrela é avistada, as pessoas preparam a mesa para a ceia de Natal. A ceia da Véspera de Natal, ou “Sviata Vecheria” (Santa Ceia), junta a família para partilhar alimentos próprios e dá início à festa com vários costumes e tradições.
A mesa é coberta com duas toalhas, uma para os antepassados da família, a outra para os elementos vivos. Debaixo da mesa, bem como debaixo das toalhas, é espalhada alguma palha para lembrar que Cristo nasceu num estábulo. A mesa tem sempre um lugar a mais para os membros da família já falecidos, cujas almas, de acordo com a crença, vêm na Véspera de Natal tomar parte na refeição.
doze iguarias na mesa porque, de acordo com a tradição cristã, cada prato é dedicado a cada um dos Apóstolos de Cristo. Os pratos não têm carne, por causa do período de jejum pedido pela Igreja até ao dia de Natal. Porém, para os pagãos, a abstinência de carne era a forma de oferecerem sacrifícios a Deus sem derramamento de sangue.
No Dia de Natal as pessoas participam na Divina Liturgia, no fim da qual, muitos se deslocam em procissão para mares, rios e lagos. Todos se juntam, na neve, para as cerimónias exteriores da bênção da água. Muitas vezes os rios estão congelados e as pessoas fazem buracos no gelo para a bênção. Depois, todos se juntam para comer, beber e divertir-se.

O Natal no Leste tem um grande significado familiar e social, tal como o tem no Ocidente. Junta as pessoas de todas as gerações para celebrarem o nascimento de Jesus Cristo.


Festa da Epifania



“Sviata Vecheria” (Santa Ceia)



Divina Liturgia 


Pessoas mergulham no gelo