Itália


O Natal na Itália tem duas origens: as tradições familiares do Cristianismo misturadas com as tradições Pagãs preexistentes à era cristã. Consequentemente, o Natal para os italianos representa simultaneamente o nascimento de Cristo e o nascimento do "Sol Indômito". Assim, o Natal ("Natale") significa aniversário.
Uma das tradições italianas que está desaparecendo é a abertura das festividades pelos "Piferari", ou banda de pífaros. Eles descem das montanhas de Abruzzo e Latium tocando e convidando, com seus sons característicos, enchendo o ar de alegria em antecipação à celebração que vem. A noite de Natal é uma das mais fortes tradições da cultura italiana: o Presépio, construído de figuras artesanais e com imensa sofisticação. Os presépios mais belos são construídos nas igrejas. O povo vai de igreja em igreja para comparar e se deliciar com as miniaturas da cena do nascimento de Cristo, que geralmente assume grandes espaços e engenhosidade de movimentos das figuras. A importância dos presépios é imensa no Natal italiano: é indispensável não montá-lo em todas as casas. Na noite de Natal, algumas famílias mantêm o costume de rezar em torno do presépio enquanto a mãe coloca a figura do “Bambino” (Cristo) na manjedoura. Outra tradição é a queima de lareiras, que devem ficar acesas até a data do Ano Novo. As crenças pagãs explicam que a purificação e a revitalização do poder do fogo se concentra na lareira, quando os espíritos do mal do ano anterior são queimados.
Na maioria das localidades, a ceia de Natal consiste em peixe. Em Roma, o prato tradicional da noite de Natal é o "Capitone", uma enguia grande, assada ou frita. No norte de Roma, os pratos tradicionais são carne de porcolinguiça com pernil e lentilhas, ou peru com castanhasTambém muito comum na Itália são os doces de Natal. Para começar, o "panetone" (bolo com frutas cristalizadas e passas) e o "panforte" (pão de gengibre com avelãs, mel e amêndoas). Todos os biscoitos, bolos e doces italianos contêm amêndoas e outras nozes.

"Sol Indômito"

"Piferari"

Presépio

Queima de Lareiras

"Panetone"

"Panforte"